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JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

  CHORANDO AOS PÉS DO SENHOR

É A LIÇÃO DE AGORA:

Introdução:

 

      Para este novo assunto quero parafrasear uma breve introdução recapitulando as lições anteriores, apenas como uma base de apoio, para elucidar este novo compêndio da lição!

 

Lição de nº 1:

 

I- JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA.

 

Obs: A LIÇÃO DE Nº 1, esta  EMBASADA no, 1º CAPITULO DO LIVRO DE JEREMIAS.

 

*É neste Capitulo que se descobre, que Jeremias é chamado como o profeta da esperança, anunciando a justiça de Deus, e o arrependimento ao povo!  

 

*A lição de nº 1 traz este título como base de sua aplicação: Jeremias, o Profeta da esperança. Isto é visto com clareza no primeiro capítulo do livro do profeta.

 

*(Jr 1.1-10). Caracteriza o seu chamado, e o fim de um ministério que nem chegou a começar! A semântica deste capitulo trata de um chamamento. Isto coloca Jeremias em “status” de Profeta escolhido desde a madre (v.5). Com uma missão árdua (v.7)!

 

<>Aqui para sua convocação Deus lhe revela três coisas a saber, que:

 

1- Conheceu-o, Antes dele haver sido formado.

2- Santificou-o, Ainda no ventre da mãe. (isto quer dizer: Consagrado dentro da madre que honra)!

3- E o deu as nações, por profeta, porta vós, arauto de sua digníssima vontade! (Jr 1.5).

 

<> Uma demonstração de fraqueza:

 

       Jeremias assusta-se com esse tipo de convocação; e deseja quer recuar. (v.6). Sobre a reação do profeta, descobre-se que isto é uma reação comum pode ocorrer com qualquer um!

 

*Essa é uma reação vista em alguns elementos na Bíblia:

 

O Próprio Moisés agiu assim diante da grande responsabilidade que lhe outorgava o Senhor (Ex 4.10).

 

*E Mesmo Jesus que desde o inicio abraçou a missão, quando no Jardim chegou sentiu o peso e demonstrou sua humanidade dizendo: “se possível passa de mim este cálice” (Mt 26.36-46).

 

<>A incapacidade de Jeremias.

 

* Jeremias sabendo que ser profeta era um cargo elevadíssimo em honra, não se achou apto para exercer-lo, e esquiva como pode: “Eu não sei falar”, foi sua melhor argumentação, em defesa de sua incapacidade! Porém o que Jeremias estava desconhecendo ali era quem estava falando com ele era simplesmente o Senhor dos senhores, o Deus de Israel!

 

* Jeremias ouve o que não queria: “Não digas eu sou uma criança” (v.7). Aqui Deus da a Jeremias cinco razões para ele não recusar o chamado:

 

1ª Onde eu te enviar iras...

2ª Tudo que te manda falar, dirás...

3ª Não temas diante deles...

4ª Serei contigo...

5ª Colocarei as minas palavras em tua boca (Jr 1.9).

 

<>Por que Deus faz isto?

 

1- Jeremias não era uma criança de fato era um jovem.

 

-Veja Jeremias nascera no ano 650 a.C e começou seu ministério profético em 627 a.C. Isto quer dizer que o jovem profeta estava agora com exatos 23 anos.

 

2- Mais por que ele se chamou de criança?

 

<>Vamos ver: Por se achar jovem demais! Porém o vocábulo hebraico na'ar tem ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente ou jovem. Jeremias tinha esquecido desse deta-lhe!

 

Resumo: Depois desta afirmativa Divina Jeremias estava então condicionado, e plenamente capacitado a exercer seu chamado (v.10).

 

3- Dando forma a introdução:

 

      Vamos dividir esta introdução para melhor compreendermos a aplicação desta lição! E descobrimos que Jeremias é: Um Herói em busca de Justiça! 

 

1ª divisão: - Ele é considerado: "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a falsidade e a vilania".

 

2ª divisão: - A própria Bíblia descreve o caráter sofredor deste profeta, que buscava satisfazer a vontade de Deus e alcançar os corações rebeldes de seus patrícios! E aqui abro um parêntesis para alusir cinco razões sobre este chamamento!

 

* Caráter sofrido: De “mensageiros” e “profeta” de Jeová.

* Na ânsia de conduzir seus contemporâneos aos caminhos do Senhor.

* Descobre que: Suas advertências, infelizmente, não encontraram guarida no coração dos judeus.

* A Razão disto era a apostasia de seus contemporâneos!

* Esta é também a razão deste profeta ser considerado um herói, justamente por que: Foi obrigado a suportar o insuportável: Com muita dor e lagrimas (Lm 1.12).

 

3ª divisão: O ministério deste jovem profeta destaca-se por que ele é: considerado o mais introspectivo dos profetas do Senhor.

 

4ª divisão: Jeremias viveu num tempo que, em nada, diferia do nosso, quanta a falta de fé em Deus (cf. Lc 18.8). A apostasia e a hipocrisia do povo era grande!

 

5ª divisão: Que de Jeremias absorvamos o exemplo da insistência e da perseverança, mesmo sabendo que em nada pode resultar nossa pregação!

 

Suma: A Mensagem principal de Jeremias era: Esperança em tempos de crise”. Porém um segundo foco merece a devida atenção: Este foco é: “A Justiça de Deus”.

 

Lição de nº 2:

 

II- “OS PERIGOS DO DESVIO ESPIRITUAL”

Texto: (Jr 2.1-7,12,13).

 

1- Na aula anterior vimos que a grande luta de Jeremias era travada em cima da Incredulidade do povo! Que: Não obstante diante das reprimendas e protestos de Jeremias, continuavam a viver como se Deus não existisse.

 

2- Segundo o autor: Os tais escarneciam eles do Senhor, alegando que Ele não faz bem, nem mal. Tal presunção isto se dava, do rei ao mais humilde dos súditos.

Assim os Judeus se achavam (todos) indiferentes ao Eterno e a sua Palavra.

 

3- Em conseqüência dessa apostasia degenerada, seriam eles exilados de sua terra e passariam a viver insuportáveis provações.

 

4- A advertência do profeta era não somente clara, mas explicita. Os judeus, porem, teimavam em seus pecados. Será que não estamos incorrendo no mesmo erro

 

1º. O QUE É A APOSTASIA

 

a)  Definição.

 

<>0 termo apostasia e proveniente do vocábulo grego apostásis, que significa afastamento.

 

<>É o abandono consciente e premeditado da fé que nos foi revelada por intermédio de Nosso Senhor Jesus Cristo (1ª Tm 4.1). É Também vista como: o desvio que conduz a morte espiritual.

 

b) A razão da mensagem deste profeta era:

 

1 - Focada no ambiente de época:

 

• A sociedade estava se deteriorando econômica, política e espiritualmente.

 

• As guerras dominavam, 0 cenário mundial.

 

• A Palavra de Deus era considerada ofensiva. Isso era realmente preocupante!

2- A mensagem principal do profeta estava focada.

 

• No arrependimento, pois só este seria capaz de adiar, 0 iminente juízo determinado sobre Judá, que no contexto foi, executado pelas "mãos" da Babilônia.

 

3- A importância da mensagem pregada por Jeremias.

 

• Novamente o arrependimento, aparece como, a maior necessidade, de cura para o mal da humanidade! Em seu contexto imoral.

 

• Jeremias por sua vez queria fazê-los enxergar que: As promessas de Deus estavam cheias de esperança aos que ousassem crê (Jr 29.12,13).

 

c) A apostasia de Israel.

 

*Esta estava centrada no: abandono ao Único e Verdadeiro Deus.

 

*O apego aos ídolos constituía-se uma afronta gravíssima diante de Deus (Ex 20.3-5).

 

*A idolatria era pratica comum dos povos vizinhos. No contexto histórico Judá (Reino do Sul), Enveredou-se no mesmo caminho de Israel (reino do Norte) quanto a Idolatria, tal atitude resultou no iminente castigo de Deus vindo do norte como previsto por Joel (Cap. 1).  No ano 722 a.C veio a Assíria e dominou Israel conduzindo-os como escravos.  Quase 100 anos depois era a vez de Judá se desviar da vontade de Deus.

 

*Voltando no tempo até a época de Oseías! Israel é comparado a uma mulher que se prostitue.(de prostitução).

 

<>Como uma prostituta que trai o marido, Israel agora abraça Baal chamado-o de Senhor (Os. 1;-4). Contudo Israel é alertado a não contaminar Judá (v.15). Porém no contexto apresentado por Jeremias isto já não era mais novidade! O Povo estava desviado de Deus!

 

2º  UM BRADO CONTRA A APOSTASIA

 

      Deus convocou Jeremias a fim de que bradasse contra a rebeldia da casa de Judá.

 

*Era a sua missão exortar:

 

1- 0 rei a obediência;

2- Conclamar os sacerdotes a santificação;

3- Desestabilizar os falsos profetas, arrancando-os do pedestal da ignorância espiritual com a qual infringiam o povo!

4- Era também, alertar o povo quanto a desgraça que se avizinhava de suas fronteiras.

Quanto a isto: A ordem do Senhor era mais do que explícita: "Vai e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz 0 Senhor" (Jr 2.1,2).

5- Em cima deste brado, o profeta Jeremias haveria de:

 

a) Falar em nome do Senhor.

 

No caso de Jeremias sua missão era falar em nome de Yahweh.

<> Isto me faz lembra do que disse Jesus ao frisar, que tudo fosse dito em seu nome, e em seu nome se pregasse o arrependimento (Lc 24.47)!

Que era o que fazia este profeta com relação a Judá!

 

b) Ser autentico e não politicamente correto.

 

1º Síndrome das formalidades politicamente corretas!

 

2º Levam tem levados pregadores desde épocas remotas, ao altar da avareza e da infidelidade.

 

3º Na ância de serem politicamente corretos alguns pregoeiros tem falhado na hora da aplicação da genuína mensagem de Deus!

 

4º Ser autentico é se genuíno com a aplicação da mensagem, sem rodeios! Mesmo que isto ponha em risco até nossa vida! Paulo por exemplo disse por causa da autenticidade do evangelho que: Estava pronto não só a obedecer como a morrer péla causa mestra da cruz! (At 21.12,13).

 

c)  Anunciar ao povo a tragédia que os rondava.

 

1- Anunciar ao povo a tragédia que os rondava para Jeremias, era uma responsabilidade muito grande mais gratificante caso o povo desse o devido crédito a sua pregação!

 

2- O Povo apesar de serem totalmente incrédulos e levianos ainda assim achavam que Deus não os castigaria!

 

3- Apesar da incredulidade e rebeldia do povo, Jeremias ainda assim pregava na esperança que eles se convertessem!

 

4- Caso contrário seriam castigados, e subjugados aos seus inimigos vizinhos! Egito, Assíria e Babilônia!

 

3º EM QUE CONSISTIA A APOSTASIA DE ISRAEL

 

*Na rebelião contra Deus, a Sua Santa vontade e preceitos!

*Essa rebelião os levou até os ídolos!

 

1. 0 afastamento de Jeová.

 

Esse afastamento se deu quando Israel se apoderou dos ídolos dos vizinhos!

Pra se mais exato Israel se desviou ainda quando Roboão e Jeroboão se desentenderam depois da morte de Salomão, desde então Os reinos sul e norte ficaram a mercê da idolatria! Israel despencou de vez Judá resistia como podia! Mais os últimos reis de Judá foram promíscuos e desobedientes a vós de Deus resultado O cativeiro Babilônico era a solução para a rebeldia do povo!

<>Diante de tanta incredulidade Deus faz uma indagação pesarosa: (Jr 2.5).

Israel estava desviado de Deus!

 

2. 0 esquecimento de Jeová.

 

<>Na época deste profeta o povo estava distante da verdade e seguindo deuses estranhos isto soava como afronta diante de Deus!

Entenda no ano 722 a.C Israel Reino do norte, foi conduzido dominado pelos Assírios. No ano 605, Nabucodonosor, assume a cadeira patronal de Babilônia, e mais precisamente no ano 604 a.C armou um cerco a Judá e Jerusalém, por que durante sua guerra contra o Egito, Judá estava Associado aos Egípcios!

¨       Durante esta guerra até acreditava que os deuses do Egito os pudessem ajudá-los!

¨       Deus não só os desamparou como deixou-os serem dominados e o Egito derrotado por Nabucodonosor!

¨       Aprende-se que a Rebeldia contra Deus não ficará impune!

 

<>O Pregador continua seu sermão, ele parece incansável, na tentativa de alcançar os corações incrédulos de seus irmãos!

<>Somos agora obrigados a entrar no terceiro ponto desta lição;  aula de nº 3.

Lição de nº 3

III- ANUNCIANDO COM OUSADIA A PALAVRA DE DEUS.

 

Leitura textual: (Jr 7.1-12).

 

A Lição:

 

Os pontos altos desta lição são:

 

1- Jeremias prega na porta do templo (7.2).

2- Jeremias chama os adoradores ao arrependimento (v.2).

3- Jeremias combate a teologia do templo (v.4).

4- Jeremias defende a pureza do templo (v.11).

 

<>Esta (a lição) por sua vez aborda quatro fatores que merecem destaques, são eles:

 

1-       A Porta do templo.

2-       O templo.

3-       A mensagem da porta.

4-       E a Teologia do templo.

 

A pergunta é: A onde você esta? Na porta? No Templo?

Qual é a sua mensagem? A da porta? Ou a do templo?

 

*Observando Jeremias com um olhar minucioso, é possível responder com clareza essas indagações!

 

<>Porém os alvos a serem atingidos por este Profeta seriam.

 

Obs: de acordo com nossa introdução:

 

A espiritualidade do povo. Mostrava uma decadência moral.

O próprio povo estava desviado por opção.

Os ministros do altar, profanavam o templo com devoções a Baal e outros deuses (Cap.7.18).

 

<>Ainda dentro da introdução o autor aborda que caso não houvesse arrependimento, o povo seria levado cativo (prisioneiros dos caldeus).

 

*Este fato veio ocorrer nos períodos de 605 a.C, 597 a.C e 586 a.C. Estas datas estão ligadas ao cativeiro de Judá, (reino do sul).

 

*Logo o povo que estava sendo chamado a atenção aqui era a tribo de Judá e os habitantes de Jerusalém! Por quê? Por que Israel reino do norte já havia sido levado pelos Assírios cativos em 722 a.C.

 

<>Infelizmente, Judá também se desvia, É ai que Deus levanta Jeremias, como o profeta arrematador.

 

Obs: Esse seria o ultimo deslize dessas doze tribos, pois Deus usaria seus vizinhos, para lhes aprisionarem, por setenta anos! Durante este negro período de cativeiro, Judá e Israel se uniriam novamente. Somente quando finalmente estivessem prontos a voltarem para casa é que se cumpriria o versículo 10!

 

*É quase possível conjectura que Jeremias era o apelo de Deus a um povo desviado! Por esta razão Deus é quem o coloca na posição, de profeta de arrematador e de despenseiro da graça, apregoando seu amor, a rebeldes e desviados!

 

*Mais Dessa vez Deus vai colocar sua vós na porta do templo, como confronto a rebeldia que contaminava sua casa! Amém!

 

1º JEREMIAS É CHAMADO A PREGAR NA PORTA DO TEMPLO

 

*A PORTA DO TEMPLO:

 

<>Por que a porta do Templo? Não seria mais cômodo 0 altar? Ou a praça central de Jerusalém?

Por que teria 0 profeta de proclamar a Palavra de Deus num lugar nada convencional?

 

Obs: De fato tirando A PORTA DO TEMPLO qualquer outro lugar seria mais apropriado!

Todavia, o Templo estava sendo contaminado e a mensagem deste profeta, não seria dirigida apenas ao povo, mais a todos indistintamente do cargo ou da posição deles (Cap.7.1,2)! Já vimos isto!

 

Note: Independente do ambiente, todos teriam que ouvir sua vós essa era a vontade soberana de Deus!

 

<>Pregar na porta do templo ao mesmo tempo em que significava: Afronta e arruaça ainda falta de reverencia! Para Deus aquilo era um apelo à sanidade! Pois significava:

 

1-       Fazê-los melhorarem suas atitudes!

2-       Seus caminhos.

3-       E suas obras.

 

*COMO SERIA MELHORAR DE ATITUDE?

 

1º- Não julgar erroneamente seus irmãos (v.5b).

2º- Não matar, nem andar após outros deuses (v.6).

3º- O povo seguia um ritual de adoração, mais levavam uma vida de pecado!

4º- O apelo de Jeremias era que eles se voltassem a santidade!

 

<>Agora quando a mensagem verdadeira esta na porta é sinal que no altar já perdeu sua finalidade!

E os verdadeiros profetas estão do lado de fora, proclamando a justiça Divina!

 

*O TEMPLO

 

 "Quando os judeus se instalaram no território de Canaã. o Tabernáculo tomou uma forma mais permanente em Silo (Js 18.1; Jz 18.31). Passou a ser permanente 0 bastante para que viessem a chamá-Io de templo.

 

Foi designado a que Samuel e Eli morassem nele e para que portas de entrada fossem abertas e fechadas   (1º Sm 3.2,15).

 

Mesmo depois dos filisteus terem destruído Silo, se apossado da Arca da Aliança e a devolvido aos judeus via Bete-Semes (1º Sm 6.1-10) e Quiriate-Jearim, ele continuava sendo uma espécie de tenda-templo e ficou ali ate que Salomão construísse um templo permanente. o templo de Salomão seguiu 0 mesmo principio geral que O Tabernáculo.

 

o propósito era que  templo servisse de santuário para todo 0 povo judeu (Dt 12.11).

Quando o templo foi construído Deus o consagrou com sua própria presença (2º Cr 7.1,2).

 

*A MENSAGEM DA PORTA.

 

Era direcionada  a todos (já visto). Esta constituía-se um brado contra a apostasia, a falsa adoração e a vida leviana do povo sacerdotes e reis enfim! Ao traçar uma mensagem que confrontava-se contra o que se pregava dentro do templo! Jeremias atrai para si o foco das atenções como o dedo de Deus apontado o pecado alheio de seus familiares!

 

*A TEOLOGIA DO TEMPLO.

 

JEREMIAS COMBATE A TEOLOGIA DO TEMPLO

 

1-       A Teologia discursava que jamais Jerusalém seria destruída, Deus não permitira isto!

2-       A destruição deste lugar era visto como uma profanação Ele jamais permitira isto!

3-       A Cidade era onde situava-se o templo,a arca do concerto, sem falar que a mesma perenizava-lhe o santo nome! (Cap.711).

Jeremias desmente essas falsas teorias. Desmitificando o que diziam profetas falsos e sacerdotes levianos!

A falsa teologia apregoada dentro do templo, aquela que se confrontava com pregada as portas por Jeremias, diz a que o povo não seria dominado por ninguém!

 

O comportamento do povo, logo de desvinculou da fé, andando após a idolatria a rebeldia e enfim!

 

IV- A LIÇÃO DE SILÓ.

 

O objetivo da mensagem deste profeta dentre muitos destaca-se o de fazê-los retornarem ao alvo verdadeiro da adoração nos moldes da que costumavam fazê-lo em Siló! Era um retorna as origens a santidade! Da reverencia e da adoração genuína!

 

CONCLUSÃO:

 

      A lição de Jeremias  para nós hoje! Pregar com ousadia, a palavra de Deus! Observe que: Para trazer o povo ao arrependimento o profeta se vê abrigado a continuar sua pregação! Mais a incredulidade o descaso, as mortes e a leviandade do povo, o castigava. Jeremias era como um martelo golpeando a rocha! Rocha dura e insensível, mesmo sentido a força do golpe e a agressividade do martelo, não se convertia! O Profeta chora, lamenta como todo pregador diante da incredulidade alheia, principalmente dos familiares!