Translate this Page
votação
qual animal tem juba e reina na floresta?
leão
cabra
onça
tigre
girafa
macaco
toinho
chimpazé
Ver Resultados




ONLINE
2





Partilhe esta Página





A NOIVA DO CORDEIRO

A NOIVA DO CORDEIRO

                                     

                                           A  Noiva de Cristo


   Leitura Bíblica: (S. Mt 25.1-13).

 

Introdução:

 

        A leitura em evidência nos fala a respeito de dez noivas (virgens), classificadas como cinco prudentes e cinco loucas.

        No tocante as cinco prudentes, as tidas como noivas preparadas, e atentas. Vê-se nos seus exemplos que: a noiva que classificamos como: “a noiva do cordeiro” (chamado Jesus), deve ser constantemente vigilante.

      O real motivo dessa Constancia na vigilância é: Para a então noiva do cordeiro, não  perder a eminente chegada do noivo, que se dará em um momento desconhecido será o efeito surpresa! Cuja data, dia e hora que só Ele (noivo) e o Pai sabem!  É claro que ele optou por este tipo de casamento “ chamado surpresa” para testa a fidelidade da noiva. No tocante a leitura em evidencia: as prudentes passariam no teste da fidelidade, não o bastante elas apontam para nós como se quisessem dizer: sigam o nosso exemplo. O segundo exemplo mostra-nos o que não deve ser copiado. As chamadas loucas ou as “cinco néscias. Mostram-nos que a noivas descompromissadas. Veja: Estas segundo os textos dá a entender que não estavam tão atentas para o grande evento que as esperavam, pois eram tidas como loucas despreocupadas. Seriam o mesmo que dizer “noivas desvairadas”. 

        Bom, eu poderia ter partido do ponto de vista, do texto que fraseia somente a noiva do cordeiro, e apresentar seus benefícios, como prometida. Mais ai não teríamos o prazer de vê, a importância que tem o casamento para esta noiva gentia, comprometida com o príncipe herdeiro filho de Jeová. 

        Obs: Quando as cinco, assim chamadas prudentes, se prontificaram como resguardadoras, do que tinham,  passamos a vê-las como exemplos a  serem seguidos.  

        Exemplos esses de fidelidade ao noivo prometido e esperado.  Ao passo que as chamadas loucas não estavam ligadas no grande evento que as esperavam. E como visto no texto foram deixadas para traz, simbolizando para nós cristãos de modo geral, o quanto é valioso esperar, condicionados. Umas das coisas que as magnificam é o fator “espera”;  É a fé em ser redimida,  pelo  esperado noivo.

        O casamento como é sabido, naquela época e ainda o é!  Em muitas regiões, realizado como casamento arranjado. Os parentes de cada um combinavam o casamento. Como por exemplo, os Árabes têm o costume de prometerem seus filhos desde crianças, segundo o rito Islã. 

       Provenientes das nossas regiões latinas têm um grupo de nômades cujos nomes são Ciganos: os tais também costumam usar dessa prática, prometendo seus filhos, desde crianças, é ou não é um casamento arranjado?  Nesses casamentos, “Sabe-se que as probabilidades de serem amado, um pelo outro são mínimas”. Todavia em obediência aos pais e aos costumes os filhos acabam aceitando. Esse tipo de casamento parece controverso na nossa visão latina. Mas sejamos sinceros qual o pai que não gostaria de pode (em nossa cultura) escolher o pretendente para sua filha? Ou qual a mãe que não quereria fazer o mesmo para a sua filha? Partindo desse ponto-Eu vejo o que foi dito por Jesus: “Não fostes vós que me escolhestes, Mais o Pai vos escolheu e vos deu a mim...”. Nesse ponto de vista fomos escolhidos por Deus e dados a Cristo como primicia. No tocante a esta fraseologia Cristo vai dizer: “Eu que escolhir a vós...” (Jo 15.16), Acrescenta mais ele “ Eu vos amei...” E vos nomeei...! Começo a entender que foi esse  tipo de casamento que Deus escolheu para o seu filho. E mais sobre uma sinópse espiritual, entendo que Deus, escolheu,  para Jesus, o melhor. De  inicio ela (a noiva Igreja) vem como Rute cheias de problemas dificuldades adversas, se  ponhe ao pé do remidor,  pedindo que ele a deixe,  colher de sua seara para viver. Então ele (assim como Boás),  lhe estende a mão e a toma em compromisso.

        Vemos um outro caso semelhante com Isaque e Rebeca.  Ambos nem sabiam como era a face um do outro, restava somente a  espera, acompanhada da expectativa. No entanto segundo a história Isaque a amou, e a esperou ansioso!!! O mesmo somos nós com relação a Cristo.

Esse casamento entre nós (Igreja ) e Cristo (Noivo) será realizado por um ato de fé!!!

        E enquanto o noivo não vem, vamos continuar como as cinco prudentes, vigilantes  atentas. Hája visto que os relicários usados por elas simbolizam para nós: A lamparina, sig. A fé que depositamos no noivo. O azeite aponta para, A Santa Unção, que recebemos dele indicando unção de escolha! Haja vista que este na Bíblia simboliza também união (Sl 133.1-3). Já que significa também consagração. Resta - me dizer que a noiva escolhida foi consagrada por Deus para seu filho Jesus! Amém!!!

                                                                                           

                                                        I- A NOIVA

 

     Seguindo o padrão que dignifica o termo noivado, cujo significado é: “Compromisso firmado”. Isso abrange um período que se estende-se até as núpcias.

      O termo noivar, sig “Ficar” Sim ficar, que seria a decisão de firmarem compromisso. Após um período de “conhecimento” chamado de namoro. Então os apaixonados resolvem firmar uma a aliança, onde ficarão ligados até o casamento. A noiva e o noivo, são aqueles que irão ficar juntos a espera do casamento.

      Os noivos são representados por um aliança, (dependendo da cultura com algo que venha parecer que são compromissados). Essas alianças independentes da sua forma pode se representadas por uma  a  aliança de fato, como também por um laço, uma tatuagem, um anel, um colar ou qualquer outra coisa que  mostrem  a todos o que eles são “noivos”.    

        Obs: Em algumas culturas os noivos (homens) são os visto como as peças centrais no casamento; na  Índia, no Islã.  Porém aqui no ocidente  não é  bem assim;  aqui a  peça chave é a noiva. Não que o noivo não o seja importante! Porém cada um tem a sua importância, cada qual dentro da sua esfera.

      Na Bíblia vemos  que ambos são valorizados: tanto um como o outro: são vistos destacados: o noivo tem seu destaque. Como nos mostra  o  Salmista que disse em forma de cânticos; “O noivo sai do seu Tálamo (recanto)  como herói triunfante para  receber  a noiva (Sl 19.5). Usando o livro do profeta Isaías, vamos completar essas alusões: O noivo sai...Para encontrar-se com a “Noiva que vem a ele toda enfeitada de jóias...

(Is 61.10), para recebê-lo”! “Ela deixa seus aposentos para...” (Jr 2.16). Para alegrar o noivo, entregando-se a ele  (Is 62.5).

 

a) Igreja noiva:     

 

    Segundo as alusões Paulinas, a noiva é: comparada a uma futura esposa, comprometida e prestes a se casar. Na cruz o nosso noivo fez um a aliança de sangue para comprar esta noiva chamada Judia-Gentia, (Ef 2.11-22). Hoje somos comprometidos com ele. Cujo dotes que ele nos ofereceu (seguindo os moldes dos casamentos orientais), foi:

  1. Amor incondicional (1ª Jo 3.16;Ef 5.25).
  2. Libertação plena (Jo 8.32,36).
  3. Um sacrifício vicário (Mt 27).
  4. Um Reino eterno (Mt 4.17;5.3,10).
  5. Uma vida de santidade (Jo 17.17,19;Ef5.26).
  6. Um galardão (v.12).
  7. Uma vida cheia do seu Santo Espírito (Mt 3.11; 24.47-49;At 18;426-30).

    8.Ainda uma Coroa de glória, um novo nome, seremos colunas no templo do Senhor, julgaremos as nações ao seu lado, e muita mais!

     -> Mediate estas alusões quero deter-me agora ao seguinte tema que nomeia este trabalho (Mensagem)! “A NOIVA DE CRISTO”!

 

                                               II- A NOIVA DE CRISTO:

 

       Obs: Partindo do ponto de vista que a Santa Igreja é a noiva: vista numa linguagem hiperbolica.

     O que é hiperbolismo? Segundo a hermeneutica, (a ciência que lida com a reta  interpretação dos textos): Hiperbolismo é a prática que lida com a intensidades dos fatos.

      Exemplo: “ A noiva é bela, belíssima”. Ou ainda:” a noiva é prometida, remida, escolhida do Galileu, do  Nazareno, do Filho de Sião.

       E  as expressões Galileu, Nazareno e Filho de Sião, o que significam? Veja Tais expressões são qualidades apelidadas a Jesus. Ele é chamado de o Galileu  por que  da Região,  ( ele pertencia  aquela  região)!  Nazareno por que segundo a história foi morar nas terras de Nazaré. Onde ficou conhecido como o filho do carpinteiro, e chamado de o Nazareno. E  de Sião? Sião ficou conhecidas nas profecias, por que dessa cidade sairia o grande Rei. O  filho de Sião assim chamado. Falemos agora da prometida, do filho de Sião.

 

  1- A prometida:

         Esta em evidencia, é a noiva, escolhida. Aquela que haveria de ser por ele remida. 

A noiva escolhida é composta de um grupamento seleto de pessoas diversas, brancas, negras, morenas, magras, altas, gordas, baixas, enfim  de mulheres , homens jovens  e crianças. Na  linguagem Bíblica chamados  de Comunidades. ( o que uma comunidade)? Estas são descritas como um grupo de pessoas que aderiram, por um modo de vida em igualdade.

       Essa é a visão do Cristianismo?  Sim, é ! Veja: Em Atos: (1. 14), vemos a seguinte expressão: Eles perseveravam em oração “UNANIMAMENTE”:  Una= a  um;  unanime= unanimidade, ou seja um grupo com idéias em comum.  Fechando a ultima expressão: Mente= a cabeça, ou pensamento. Tal comunhão era preservada por eles, segundo o relato do (Cap. 2. 42-46).

 

.Dificuldades;

       Como é comum  toda noiva  ter  provas  de decorrer de  sua trajetória  até o altar.

Com a noiva chamada Igreja não iria ser diferente. Enquanto Miguel  não de o sinal, sob o toque da trombeta.  Mediante  a  ordem  do Divino Deus,  para que o Noivo venha ao encontro da noiva remida. Padeceremos as agruras da saudade, e o desejo de ser logo levada ao encontro do Noivo Amado.  Aleluia!!! 

        Por  essa razão resta - nos dizer a  escolhida  do Nazareno que fique  firme  no propósito de ir até o fim!!!

 

 A noiva como um  corpo:

       Entenda: O corpo é guiado pela cabeça! E quatro dos cinco sentidos que o mantém de pé, estão nela!

. A Visão; A Audição; O Olfato; O Palato.

      Obs: o quinto sentido fica  por conta do corpo, é conhecido como “tato”. O tato assim chamado, trata da capacidade de perceber as coisas por meio do toque. Por se as vezes tão aguçado chega até  em algumas situações substituir a falta de visão. Embora muito aguçado. Jamais poderá tirar o corpo de seu estado trevas, quando este for cego, literalmente falando. O  mesmo pode até ajudar também na falta de audição, mais também se achará incapacitado de tirar o ser que o conduz da sua eterna vida silenciosa.

           Porém dois destes o tato não poderá substituir jamais, são eles o “olfato e o palato”.

 Porque?  O tato, por si, só já é um a forma de distinção: porém feita as cegas, sem qualquer noção do poderá ser realmente. O olfato, já nos diz o que é só pelo cheiro. Porém com a ajuda da visão ele se torna imprescindível. O palato, faz o mesmo sentindo o gosto. Ou seja olfato e palato são inseparáveis. Ouso até perguntar  o que adianta ter “tato”,  se  não, se  tem estes dois?.

 

.A noiva e os cinco sentidos do corpo:

      No tópico acima mencionamos os nomes de cada um destes cinco sentidos. Isso me permite dizer que 90%, da ação do corpo parte da cabeça. Dentro dela existe uma maça “cefálica” chamada cérebro, “Seria mais ou menos a nossa:  unidade central de processamentos de dados, (o computador), seu papel armazenar na memória o nossa CPU,  móvel.   Acumulando dados cada vez mais preciosos, e distribuindo ao corpo. Amém!

    

.Os quatro sentidos que dirigem a noiva chamada Igreja:

      Relembrando que a noiva  é o corpo, e Cristo (o Noivo)  é  a  cabeça desse corpo.

 

a) O primeiro sentido:

     A Visão; esta nos fala da capacidade de enxergar.  Na escala espiritual ela aponta para  a “Sabedoria”; (Então a noiva é sábia). Somente aqueles que querem viver nas trevas, são os que não a podem alcançá-la. Note: não me refiro a sabedoria humana, pois esta diante de Deus é como esterco.

 

b) O segundo sentido:

      A Audição nos fala  de “conhecimento”. Veja até um chamado ditado popular vem nos ajudar aqui; “ele diz que: é ouvindo que se aprende”.

E olhe que a Bíblia concorda com ele! Vejamos: “ Filho meu ouve a correção ,e  a instrução de  teu pai...(Pv 1.8). E  mais, Bem-Aventurado, são os que ouvem e crêem...

 

 c) terceiro e quarto sentido:

       Estes ao meu  vê são inseparáveis. Porque? Veja por si mesmo. Os  dois nos falam de “discernimento”. Um discerne por meio do cheiro o outro por meio do paladar.

     Obs: os dois são tão apurados que as vezes só de sentir o cheiro, já conseguem distinguir o que é.  Só que um  depende do outro, são como Jesus e o Espírito Santo, para nós não conseguiríamos  viver  sem  eles , uma vez  que  provamos  de seu  amor. A separação para nós constituir-se um desastre. Vamos continuar firmes e constantes na fé. pois Jesus vem buscar uma Igreja cheia de amor por ele!!!

     Vale acrescentar que os quatro unidos são imbatíveis. E no contexto espiritual, a missão deles é espiritualizar o senhor tato e usá-lo na obra do Senhor Jesus.

A propósito onde já se viu uma Igreja sem tato? Se ela existe pode se considerar morta.

Amém!!!

      Pra finalizar esta parte: vemos que cada um dos sentidos são importante dentro da sua linha de ação, até o tato. Todavia  entende-se que o corpo jamais sobreviveria sem a cabeça, assim como a Igreja também jamais viveria sem o Cristo. Aleluia!!!

       E  a  cabeça  quem  dirige o corpo, e  mantém o equilíbrio do mesmo. É justamente o que Cristo faz com a sua Igreja, a noiva  prometida. Amém!!!

 

  2- A Noiva Remida:

 

     Partindo do ponto que, trata do corpo que endossa, e  constrói o “dosso” da escolhida, (a Igreja). Sim! A  vemos como: Escolhida de Deus (Rm 8.33); Eleita por ele

(Mc 13.20); Antes da fundação do mundo (Ef 1.4-6); Considerada Bem-aventurada

(Sl 65,4); E nascida de Deus (1º Jo 4.7); Dada como presente a cristo (Jo 12.9,11); Uma Noiva escolhida, que abrevia o castigo do mundo  por causa da sua presença (Mt24. 22).

       A favorecida é vista como futura esposa, do cordeiro de Deus. Ela que foi agraciada com a revelação do amor incondicional de Deus, (1º Jo 4.7)Na forma de seu filho

(Jo 3.16).Aquele que ele fez nossa propiciarão (1º Jo 4.10b). Isso faz da noiva Igreja, a escolhida diretamente por Deus para seu filho. Como forma de retribuição a Deus o Pai e a escolhida, Jesus a  amou, e ele mesmo se entregou por ela (1º Jo 3.16). Para remi-la de uma vez por todas. Amém!!!

 

                                              III- A NOIVA MODELO:

                             

 a)  A Noiva  modelo:

      

       Obs: Ela é chamada assim numa linguagem elogiosa,  que segundo a teologia do Espírito Santo, a teologia da revelação.  Achamos parâmetros para dizer que a noiva de Cristo esta acima de todos os  padrões humanos.  Afinal ela foi eleita para o exemplo, de fidelidade, de honestidade e fé, com estes atributos só poderia ser “ Modelo.  Amém!!! As características primordiais de uma Modelo é:  1- Ela precisa ser magra, 2- Ela necessita ser alta. 3- A beleza é indiscutível. Uma modelo não precisa necessariamente ser Branca, negra ou  morena. Isso caracteriza no contexto espiritual, que a noiva  de Cristo, só possui uma forma a perfeição, independente de como apareça, ele é perfeita. Porém como você irá vê seguindo a fraseologia Bíblica, ele só pode ser morena. Amém!!! Vamos falar um pouco dessas características:

 

1-a)  Magra:

 

      A Noiva é magra, (espiritualmente falando) por que foi purificada de sua gordura chamada pecado.

      Deixem-me acrescentar algo: “esta ao aceitar, o prometido de sua vida, O Cristo ressurreto”, passa por uma lipoaspiração na clinica da graça para eliminar as gordurinhas indesejadas.  A sua dieta é a base de  “Vinho Novo” (o sangue purificador, vertido na cruz). Veja porque: -Segundo a medicina, o vinho ajuda no tratamento do desentupimento dos vasos sanguíneos,  eliminando justamente quem? As gorduras,  que ousam entupi-las.

         Obs1: gorduras na santa Bíblia sig. 'Pecado'.

        Obs2: no livro de Levítico,  a gordura do animal não poderia ser consumida como alimento porque representava  imundícia, (Lv 7.22-27). E para eliminá-lo só o sangue de Cristo: veja o que Paulo disse a respeito disso:  “O sangue de Cristo me purifica de todo o pecado”... Isso faz ou não esta noiva ser bela?

 

2-a)  Alta:

 

       Uma Noiva alta: partindo do ponto de vista de que a noiva, é o farol do amante, do noivo apaixonado; que não consegue esquecer a amada nem por um instante!

E vice versa! E mesmo na mais longínqua distância conseguem  enxergar os semblantes um do outro, pela força do amor entre ambos.

     Isso faz com que ela seja sempre a destacada  entre milhares. Uma torre alta, para ocupar o amado, um edifício para sua morada (Ef 2.20-22). Enfim ela é alta porque nada no mundo se compara a ela! A ela foi dado o poder de ser diferenciada até no mundo espiritual, admirada por anjos e odiada por demônios, que não podem com ela. Pois enquanto o noivo não vem ela tem o poder de usar o seu nome, (Jo 14.13,14). Tem sua autoridade (Lc 10.19). Nada pode subjugá-la, (MT 16.18,19) só o noivo! Suma: a noiva também é alta porque é o foco das atenções em todos os aspectos. Sua luz é como a luz da aurora, brilha sempre até ser dia perfeito...  Afinal ela é a Noiva do Cordeiro!!!

 

3-a) Bela:

 

       Partindo da premissa de que a noiva é a  peça mais importante do casamento. Vemos aqui uma consonância de pensamento, que nos exprime a idéia de que a noiva é “Bela porque trás na face o símbolo da perfeição, além do brilho da Santa Unção”

(1ª Jo 2.20). Unção essa que nos foi dada por nosso padrinho Divino o Senhor Espírito Santo.

       Que perfeição é essa, você deve estar se perguntando, não? Pois bem Essa perfeição a que me refiro é: Estampada em nossas faces esta o numero que personifica o Senhor Jeová, o nº 7, cujo significado é “perfeição”. E onde eu vejo tal? Como já disse  na face do ser humano. Sim! Deus ao criar o homem colocou em sua face (do homem), o seu sinal. Veja: contando, dois olhos, dois ouvidos, um nariz, com dois orifícios e uma boca, que numero temos, não é o nº 7 ? Foi com esta Observação que certo cientista reconheceu,  a existência do criador vindo a se converte de fato a ele,  pois diante desta  silhueta facial, com sete  (se é que posso chamar assim) orifícios,  o mesmo dobrou-se diante do criador! (Veja não IMPORTA  SE O CRENTE É BRANCO, NEGRO, MAGRO “LITERALMENTE”, ou GORDO)!!!  Ele trás na face o sinal visível da perfeição! Isso faz com que a noiva de Cristo seja destaque quer queira o mundo ou não a Igreja é a instituição mais bela, mais poderosa, mais rica,  porque em seu seio reside a glória do noivo prometido,  Jesus Cristo!!!

 

4-a)  Morena:

 

      Finalizando essa  Noiva é considerada morena, porque é queimada com o sol da Justiça. Ele próprio é o sol da justiça (Ml. 4. 3)! Isso a torna semelhante a Sunamita , de tanto esperar o amado, sob o sol a beira do rio, sua pele ficou morena.  Estamos esperando o nosso amado de baixo desse sol! A beira, do rio de Deus, e das águas do Espírito  Santo!!!

 

b) A Modelo  é  perfumada:

                                   

         1- Perfumada com cheiro de Cristo. (Ela cheira a santidade).

        Obs: toda flor, quando tirada do seu  lenho (ou caule), é conduzida  a um processo, de  esmagamento,  até  liberar  seu  precioso  liquido, que fornecerá o cheiro desejado pelo boticário. Esse  na companhia do farmacêutico,  começa o processo de fabricação do perfume. Tal processo  foi realizado naquele, que é  a nossa  “Rosa de Sarom”. Os homens quando cortaram-lhe a  vida pensaram  esta eliminando seu cheiro, de um vez por todas!  Porém isso era apenas parte do processo. O melhor estava por vir: Jesus  a  “Rosa de Sarom” (como já vimos) ao ser cortado do seu lenho (vida) lançaram-no numa cova fria,  para que suas pétalas murchassem com o tempo e  a assim todos esqueceriam, “o chamado Jesus  salvador de uma  vez  por todas”;   ledo engano dos homens. Foi  neste  momento que ele Jesus, cedeu sua pétalas ao Boticário Divino (Deus)...que agradou-se em moê-lo (Is 53. 10).  Então o Farmacêutico Divino (O Senhor Espírito Santo),  iniciou o processo da colônia divina, que embriagaria a  humanidade  com  o seu cheiro forte.

     Note: Quando o “Farmacêutico  Divino” assumiu o papel da preparação dessa colônia: veja o que aconteceu:  “A Rosa vermelha, murchando sangrando esvaindo-se em dor”; Chora:..Pai passa de mim este cálice...Agonizando grita: Eloí, Eloí Lama sambactani;... então ela cai dizendo:  Em tuas mãos entrego meu espírito... Suspirou e  morreu para que seu perfume se  apegar-se  as  mãos que o esmagou: não só  as  mãos do carrasco que ali estava,  mas a de todos que gritaram  crucifique-o!!!  Foi nesta hora, que ele cedeu ao Pai, suas pétalas e  Deus as misturou, as boas novas do evangelho, criando o perfume perfeito. Depois disto escolheu homens e mulheres para espalharem o cheiro de seu filho Jesus, ao mundo inteiro”. O cheiro dele só é dado aqueles que desejarem te-lo!!! No contexto apresentado a noiva o tem!

 

         2- Adornada pelo Espírito Santo. (Ela se veste de santidade).

         O livro de Apocalipse mostra-nos que as roupas dos santos remidos são de puro linho. Material este visto na Bíblia como vestes de Santidade plena. Obs: enquanto o ouro fala-nos de Glória plena. A prata indica poder, e por sua vez o bronze fala-nos de  justiça. O linho muito usado principalmente pelos sacerdotes do A. Pacto, Simbolizava a Santidade de Deus no Homem. Hoje esse linho fino é representado pela “insig” presença do Santo Espírito de Deus,  em  nós!. Porém este general Divino, tem mais uma segunda veste para aqueles que o seguem em batalhas. Vide:  (Ef 6.10), esta nova veste é descrita como uma poderosa armadura.

 

         3- Consagrada por  Deus. (Ela vive de santidade).

        Aqui foi o próprio noivo quem disse  Pai santifica-os na  tua palavra, pois a  mesma é santa. (Jo 17.17). As vestes aqui refletem  a importância de se entrar no reino de Deus, (Hb 12.14).

 

c) A Noiva é escolhida entre as milhares:

        .Ela tem presença. (Aonde ela chega todos a olham e a admiram,  por que ela faz a  diferença).

        .Sem ela não há desfile.

      .ela é a modelo mais cara do mundo,  (Seu valor se  mede com sangue, vertido da cruz). Nem prata,  nem ouro ou bronze, ou ainda qualquer outra especiaria de grande valor,  poderia pagar o seu preço. Essa compra estava destinada a Jesus, que veio a se oferecer para pagar, o dote sobre  aquilo que nos prendia, a  um julgo de escravidão! Glórias aos noivo eterno, salvador amado e libertador divino. Sua ação sobre a noiva a torna cada dia mais  linda!

 

1.c) Portanto em Jesus seu valor se mede assim:

       .Uma noite de angústia: sangue, suor e lagrimas, foram o troco da aceitação:” Pai seja feita a tua vontade...”(Mt 26. 36-46).     

         .Uma coroa cravejada com cerca de 72  espinhos, foi a segunda grande oferta. Mais ai o mundo elegeu outros que resolveram se cristianizar sozinhos.

        .Vem a segunda oferta: “Trinta e nove chibatadas” (chicoteadas), cujo valor foi de 117 por uma!. Isto é cada uma equivalia a três. Mas ai vemos na própria Bíblia que um homem comum também as agüentarias, como Paulo por exemplo: que disse ter levado quarenta chibatadas. De uma forma mas sutil  “quarenta menos uma e  menos uma”!

       .Uma cruz pesada sobre os ombros dava aceno a terceira grande oferta. Seu valor equivalia a morte. Diante dessa oferta os inimigos começaram a recuar. Mas essa ainda não era a ultima oferta!!!

       Finalmente na hora da sentença confirmada, ele é levado a cruz.  Pregados sob pés e mãos, foi erguido sobre ela:  num momento de angustia levanta a vós  e brada aos céus “ Pai esta consumado”... Essa foi a ultima oferta. E a noiva foi comprada,  todas as suas dividas foram pagas e ela foi posta em liberdade para amar o noivo, sob a égide da fé, alicerçada com esperança e uma eterna divida, perdoada por ele, o Noivo!!! AMÉM!!!

 

a) A Noiva é a grande privilegiada:                           

 

        1- Escolhida pelo Pai,  para ele (o filho) Jo 3.16;1ªJo 4.10.

        2- Amada por ele (Ef 5.25).

        3- Desejada por ele (Jo 14.1-3; I Jo. 3.16).

        4- A menina dos seus olhos (Sl 17. 8).

        5- A herdeira com Cristo (Ap 21.7). Ele que é o herdeiro real de Deus, (Rm 7.17). faz dela a noiva Igreja, sua herdeira segundo: A promessa (Hb 6.17). E ainda; Herdeira segundo a esperança (Tt 3. 7). herdeira segundo a fé (Rm 1,17). A Igreja é bem aventurada por que mesmo sem vê a face do noivo prometido, ela o espera confiando.

 

b) O privilégios da noiva:

 

       Os tópicos acima  já  nos falam por si só muitas coisas: Todavia  é gratificante ouvir o noivo dizer: “ Ela é minha Igreja (Mt 16.18; Jo 3.29). Não tem  expressão  mais  linda do que esta, “ouvir Jesus dizer: ela é minha”!!! Se Buda dissesse a cada um dos seus seguidores: - eu os amo!  Não surtiria o mesmo efeito que esta expressão tem para cada um dos milhares de Cristãos no mundo!!! Aleluia!!!

    1.b) O inferno, (dimensão espiritual do mal) não terá domínio sobre ela: veja – eu lhes dou poder (força) e autoridade (confiança), para pisar toda sorte de inimigos (cf Lc 10.19); Com este poder ela esta pronta para resistir ao inimigo chamado Diabo (1ª Pe 5.8,9).

      2.b) Ela tem a chave  de sua casa (a casa do Noivo)... os céus.

     3.b) Tem o poder de decisão... entre os planos espirituais e físicos, para agir, perdoar ou até mesmo condenar, embora essa não seja o seu papel,“condenar” (Lc.10.19; Jo 20.23)!

   4.b) A noiva é o sal da terra, (para temperar a insipidez da terra). Ela é a luz do mundo para alumiar os que andam nas trevas (Mt 5.13-116).

   5.b) Essa noiva hoje, comunga com o noivo, através da:.Oração, ( 1ª Ts 5.17; Jo 14.1,13,14);  do Jejum  (Mt 9.15); e da leitura Bíblica, o manual de informações mais seguro para quem quer casar. Com a prática da leitura desse manual, certamente se cumprirá suas palavras em nós: “antes crescei na graça e no conhecimento...” (2ª Pe 3.18). Veja quem é o nosso puro conhecimento: (1ª Co 1.30), é o próprio Jesus.

  6.b) A Noiva acumula riqueza nos céus (Mt 6.19). Pois é onde esta a sua casa            (Jo 14.1-3).

       Obs: O  texto em evidência  trata da existência  de moradas, alguns relutam com a afirmação que Jesus faz aqui: veja ele diz “ Na casa de meu Pai há muitas moradas”.

 Então segundo essa afirmação, já existia casas, na época que ele afirmou para os discípulos a respeito delas.  

        Porém alguns insistem em dizer que tais moradas, ainda estão sendo preparadas.

Haja visto Jesus ter dito: “Se não fosse assim eu  não vo-lo teria dito, (não comam esta virgula)  vou preparar lugar”. Porém pergunto o que fazer com a afirmação:

“Há muita moradas”? Segundo entende-se que a mesma, diz haver, existem, tem moradas.

        Agora sim! Se não tivesse moradas, eu iria e as prepararia, depois delas prontas eu voltaria  e vos levaria para mim mesmo. Note A fraseologia de Cristo aqui denota uma certa tranqüilidade, pois segundo o texto sua partida já era uma realidade e como tal poderia se dar a qualquer momento. Então cuidando em consolar e acalmar os discípulos, ele faz essa alusão. Seria o mesmo que dizer: fiquem tranqüilos, na casa de meu pai tem  muitas moradas, eu vou mas volto para vos buscar, e ficaremos juntos para sempre!  Amém!!!

        

        7.b) A noiva Goza da paz que vem do noivo, (Jo 14.27).

     8.b) A noiva é direcionada pelo seu Divino Espírito santo (Jo 14.16,17,21; 15.26; 16.7,8-16).

        9.b) A noiva é indiscutivelmente amada pelo noivo (Jo 17.6-26). Amém!!!

 

                                       V- O CASAMENTO:

   

a) O Processo p/ o casamento:               

 

       1- Escolha (trata do dia de decisão).

       2- Namoro (processo de adaptação).

       3- Noivado (Preparando-se o casamento), uma par de alianças é  trocado simbolizando, (compromisso firmado) como já foi dito e visto!

 

b) O dia do casamento:

 

       Este dia exige de ambos (os noivos), uma preparação psicológica,  pois é o dia em que ambos deixarão de serem apenas um,  para se tornarem dois em uma só carne. Como expressou  Adão: “ Esta agora é osso do meu ossos e carne da minha carne....veja:

(Gn 2.23). Além dessa preparação, durante todo o percusso do noiva ambos encontram-se  apreensivos,  principalmente a noiva.

      O dia do casamento então, é o dia de maior preparação, pois a noiva tem que esta impecavelmente linda. De igual modo deve proceder a noiva espiritual de Cristo.  Essa deve preparar-se para o grande dia do encontro para o então casamento. Como pois então  a noiva deve se apresentar ao noivo?

c) Adornada por fora, e por dentro:

         1- O Adorno interior, é o primeiro a ser cuidado. (Posso atribuir,  a este o desejo de uma vida nova ao lado do noivo prometido).

    2- O Adorno exterior, a vestimenta, (vestido impecável). A noiva no dia do casamento se apresenta  impecável para os convidados da festa. Ela precisa brilhar é o seu dia. As vestes da noiva são as mais observadas. Para algumas não importa o preço que se pague, seu vestido precisa ser lindo. Em segundo seu rosto parecia brilhar, com  a mais linda das maquiagens que se possa usar, “O óleo da Santa Unção”! No nosso caso a noiva de Cristo se apresentará da mesma forma impecável diante dos santos convidados (os anjos)... como remida prometida fiel. Vestida de linho fino e puro ao Santo Noivo Jesus..

       .Cuja reflexão: nos fala de vestes Santas, de linho fino,  símbolo de santidade plena. Vestes reluzentes como profetizou Isaías.

        .Vestes de louvor (Is 61.1-3).

 

      3- Os momentos finais: Estes são os de maiores tenções e surpresas. Costuma-se ocorre de tudo para que os pombinhos não venham consumar a aliança de uma vida a dois. A pressão aumenta os pensamentos se aguçam, o nervosismo toma conta como se fosse o fim! “ Estes são os momentos finais”! Lembram-se do que disse sobre: “preparação psicológica”? Pois é: Espiritualizando o termo; Os sentidos devem estarem aguçadissimos nesta hora. Veja:

      a) A visão tem que se quase penetrante, os ouvidos precisam estarem a ponto de ouvirem uma agulha tilintar no chão.

       b) O discernimento, é imprescindível pois,  problemas surgirão para fazer a noiva (no caso da Igreja) desistir de seu alvo. Porque? Obs: que somente os ouvidos aguçados ouvirão “o toque da ultima trombeta” (1ª Co 15.52). Acompanhada de um brado, tal qual o sonido de um trovão a ressoar nos céus: acredito eu que será dito: “é chegada a hora” (cf  1ª Ts 4 .16a). Aleluia!!!

        4- É chegada a hora:

    Obs: Quando esta hora chegar, a noiva sairá do seu Tálamo (aposentos) como descreveu Jeremias (Jr 2. 16). Que nesta alusão sig: a Igreja deixando a  (terra). Para encontrar-se com o noivo (1ª Ts 4.17;  Is 62 .2). Que na alusão profética: Saíra, da sua recamara (Céu), como  Herói triunfante  para receber-la (Sl 19.5). Amém!!!

 

        5- O encontro com o noivo, (no nosso caso) isso não será numa catedral enfeitadas: como fazem os “noivos de verdade”,  literalmente falando, onde a noiva vai de encontro de seu amado, o altar. 

        Nós cristãos na condição de  prometidos  a Cristo,  também iremos ao seu encontro. Só que melhor ainda,  por que  tal encontro se dará  nas  nuvens dos céus (1ª Ts  4.17).  Onde o casamento será realizado, acompanhando dos ilustre convidados celestiais (os anjos)

       6- Finalmente “A Noiva” deixa de se “noiva”,  para ser tornar “Esposa”. Aqui se cumprirá,  (Jo 14.3). Seremos levados por ele para ele mesmo, estaremos com ele para sempre! Amém!!!

 

                                           VI- A NOIVA COMO ESPOSA:

a) Os privilégios da Esposa:

      As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-los!!!  Ao recitar isto o enamorado Salomão demonstra todo o seu amor pela Sunamita. Alias as muitas águas para o sábio talvez fosse a capacidade de direcionar para uma única mulher toda a sua paixão. Haja visto que ter 700 concubinas, mais 300 princesas. Faziam  dele um ser privilegiado na história da humanidade. Sem falar que era ainda o homem mais ´sábio da terra. Imagine no meio de tantas mulheres conseguir declarar seu amor a esposa amada  isso  faz de salomão realmente um exemplo, de marido. (na parte da esposa), é  claro que se fosse hoje ele seria o maior adultero da história. Porém hoje as muitas águas simbolizam  as adversidades que  encontramos  para manter-mo-nos fieis, um ao outro.  Por isso a alusão Apocalíptica diz: “Ser fiel ate a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2 10b). A esposa  fiel tem benefícios que só terão quem é casado. Obs: quem namora quer algo. Quem noiva quer compromisso, mais quem “casa”  conquista.

      1- O direito de ser dona de um lar.

      2- De gozar benefícios do esposo.

      3- De usar não só a autoridade da esposa, mais o nome dele.

      4- De ser sua confidente fiel.

      5- De ser esposa, A amante, e mulher, fiel.

      6- De gerar filhos, e ser chamada de “Mãe”.

      7- De ser uma guerreira em defesa de seu amado.   (Faz  me  lembrar da fraseologia; “ Eu sou do meu amado e ele é meu”

      8- Seu enlace é outorgado por uma aliança!

    9- Usará um  anel de honra na presença do marido. Será respeitada e amada  pelo esposo, que dela se orgulha com prazer!

      10- Será enfeitada de pura glória.

 Resumo: A esposa de Cristo, é compromissada. Quando nas “vestes” de noiva ainda (digo na condição de noivas). Ela é do tipo que não vê a hora do casamento chegar!!! Anseia pelo noivo dia e noite, conserva sua lamparina (que sig. Compromisso de espera).  Afinal. Noiva que não tem compromisso é louca.  Aprendemos com isso que Jesus firmou com a sua amadas uma aliança, que se estenderá por toda eternidade!!!  Amém!!!

                                                                                 

CONCLUSÃO:   

 

         A noiva em evidencia é a Igreja amada de Jesus. A eleita, predestinada aos céus.

Se for noiva fiel até o fim! Não com as loucas, que fizeram pouso caso de suas vasilhas  (Lamparinas), não enchendo-as devidamente com o azeite, que sig. “A santa unção”. O óleo que alimenta a chama do Espírito em nós e nos condiciona a receber o Noivo Santo!!!    

        No entanto sejamos como as prudentes, pois com o Noivo adentrar-mos as mansões celestiais, para o grande banquete (a Grande Ceia do Cordeiro, com a sua agora ESPOSA)!!! Amém!

 

  fontes:

  Meu amado doce e lindo Espírito Santo. Real condutor nestas alusivas reveladas por ele!

  A Minha  pequenina fé, que mesmo sob este corpo carnal, sujeito as intempéries da vida não 


JOSÉ FRANCISCO